Aeroporto Hercílio Luz enfrenta filas no 2º dia de fiscalização rigorosa – Rádio Cidade FM

AO VIVO

Aeroporto Hercílio Luz enfrenta filas no 2º dia de fiscalização rigorosa

2O aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, apresenta filas no segundo dia após a implantação das mudanças na fiscalização do embarque para os voos nacionais.

No início da manhã desta terça-feira (19), os passageiros relataram à que ficaram  entre meia hora e 45 minutos na fila, um período maior que o normal para este horário. Até as 7h, não havia voos voos cancelados ou atrasados.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) recomendou na segunda-feira (18) que os passageiros cheguem aos aeroportos duas horas antes do horário previsto para o voo. A orientação veio após o registro de longas filas nos aeroportos do país provocadas pelaintensificação nas medidas de inspeção.

Em Florianópolis, quem faz o check-in pela internet está chegando uma hora antes. O número de funcionários na área do embarque continua o mesmo.

Quais foram as medidas anunciadas pela Anac?
– Revista física: todos os passageiros estão sujeitos a passar por uma revista física, feita por um agente do mesmo sexo. Isso pode ser feito de forma aleatória, ou seja, mesmo que não tenha sido disparado o alarme do equipamento de raios X. De acordo com a Anac, a revista poderá ocorrer em local público ou reservado, a critério do passageiro e do agentes, e com presença de testemunha.

– Notebook: Os passageiros terão que tirar computadores portáteis e outros dispositivos eletrônicos de dentro das malas e mochilas. Antes, segundo a Anac, a medida só era obrigatória para os voos internacionais.

– Abertura de bagagem: Os passageiros também podem ter de abrir as bagagens de mão para que os agentes façam a inspeção dos objetos. Isso pode ser solicitado no momento da passagem pelo equipamento de raios X.

As filas ficarão mais longas?
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que representa Avianca, Azul, Gol e Latam, informou que os operadores aeroportuários preveem que a mudança aumentará o tempo de chegada às salas de embarque.

A Anac informou que serão tomadas medidas para evitar possíveis filas, mas não detalhou os procedimentos previstos. “Os operadores aeroportuários estão cientes dos novos procedimentos de segurança e adotarão as medidas necessárias para agilizar o processamento dos passageiros.”

Que horas o passageiros deve chegar ao aeroporto?
As empresas aéreas orientam os passageiros dos voos nacionais a se apresentarem para o check-in com antecedência de pelo menos 1h30 antes do horário de saída do voo.

Crianças também podem ser revistadas?
Crianças também podem ser submetidas à revista física. A Anac não informou a idade mínima por “questões de segurança”.

O que pode acontecer com quem se negar a passar pela revista?
Se o passageiro se negar a passar pelos procedimentos de inspeção, ele não poderá acessar a área de embarque do aeroporto.

As medidas valem para todos os aeroportos?
A mudança vale para voos nacionais e internacionais em todos os aeroportos brasileiros.

As medidas estarão em vigor exclusivamente para a Olimpíada?
Não. A inspeção mais rigorosa tem prazo para acabar. A Anac afirma que a medida, que começará dias antes da Olimpíada, não tem ligação com os jogos ou com outro fator externo.

Compartilhe isso:

Leia Mais

Chuva, temperatura e mar: veja a previsão do tempo para o fim do verão e início do outono em SC
Carne Fraca: PF diz que propina abastecia PMDB e PP
Prefeitura de Porto Belo convoca novos servidores aprovados em seletivos
Presos na Operação F7 atuavam em empresa de software de Rio do Sul
Semana começa com tempo instável na maioria das regiões de SC