Aeroporto Hercílio Luz enfrenta filas no 2º dia de fiscalização rigorosa – Rádio Cidade FM

OUÇA AGORA! VEJA AGORA!

Aeroporto Hercílio Luz enfrenta filas no 2º dia de fiscalização rigorosa

2O aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, apresenta filas no segundo dia após a implantação das mudanças na fiscalização do embarque para os voos nacionais.

No início da manhã desta terça-feira (19), os passageiros relataram à que ficaram  entre meia hora e 45 minutos na fila, um período maior que o normal para este horário. Até as 7h, não havia voos voos cancelados ou atrasados.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) recomendou na segunda-feira (18) que os passageiros cheguem aos aeroportos duas horas antes do horário previsto para o voo. A orientação veio após o registro de longas filas nos aeroportos do país provocadas pelaintensificação nas medidas de inspeção.

Em Florianópolis, quem faz o check-in pela internet está chegando uma hora antes. O número de funcionários na área do embarque continua o mesmo.

Quais foram as medidas anunciadas pela Anac?
– Revista física: todos os passageiros estão sujeitos a passar por uma revista física, feita por um agente do mesmo sexo. Isso pode ser feito de forma aleatória, ou seja, mesmo que não tenha sido disparado o alarme do equipamento de raios X. De acordo com a Anac, a revista poderá ocorrer em local público ou reservado, a critério do passageiro e do agentes, e com presença de testemunha.

– Notebook: Os passageiros terão que tirar computadores portáteis e outros dispositivos eletrônicos de dentro das malas e mochilas. Antes, segundo a Anac, a medida só era obrigatória para os voos internacionais.

– Abertura de bagagem: Os passageiros também podem ter de abrir as bagagens de mão para que os agentes façam a inspeção dos objetos. Isso pode ser solicitado no momento da passagem pelo equipamento de raios X.

As filas ficarão mais longas?
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que representa Avianca, Azul, Gol e Latam, informou que os operadores aeroportuários preveem que a mudança aumentará o tempo de chegada às salas de embarque.

A Anac informou que serão tomadas medidas para evitar possíveis filas, mas não detalhou os procedimentos previstos. “Os operadores aeroportuários estão cientes dos novos procedimentos de segurança e adotarão as medidas necessárias para agilizar o processamento dos passageiros.”

Que horas o passageiros deve chegar ao aeroporto?
As empresas aéreas orientam os passageiros dos voos nacionais a se apresentarem para o check-in com antecedência de pelo menos 1h30 antes do horário de saída do voo.

Crianças também podem ser revistadas?
Crianças também podem ser submetidas à revista física. A Anac não informou a idade mínima por “questões de segurança”.

O que pode acontecer com quem se negar a passar pela revista?
Se o passageiro se negar a passar pelos procedimentos de inspeção, ele não poderá acessar a área de embarque do aeroporto.

As medidas valem para todos os aeroportos?
A mudança vale para voos nacionais e internacionais em todos os aeroportos brasileiros.

As medidas estarão em vigor exclusivamente para a Olimpíada?
Não. A inspeção mais rigorosa tem prazo para acabar. A Anac afirma que a medida, que começará dias antes da Olimpíada, não tem ligação com os jogos ou com outro fator externo.

Compartilhe isso:

Leia Mais

Falta de controle de mosquito e mau atendimento são causas de epidemia de Chikungunya no Ceará
Ciclista morre durante evento em Blumenau
Prefeitura decreta luto oficial após morte de mãe e três filhos na BR-280
Tempo instável continua predominando em SC no início da semana
Gilmar defende que plenário do STF dê a última palavra sobre delações