Após novas mortes, governo do AM transfere 20 presos para interior do Estado – Rádio Cidade FM

OUÇA AGORA! VEJA AGORA!

Após novas mortes, governo do AM transfere 20 presos para interior do Estado

O governo do Amazonas transferiu 20 presos da Cadeia Pública Vidal Pessoa, no centro de Manaus (AM), para a prisão de Itacoatiara, localizada a cerca de 175 km da capital amazonense.

De acordo com a Seap (Secretaria de Administração Penitenciária), esses presos são ameaçados de morte.

A transferência ocorre um dia depois de um novo motim na cadeia, que deixou quatro mortos — três deles tiveram as cabeças cortadas.

Em nota, o Comitê de Gerenciamento de Crise informou também que, no último domingo (8), dez presos precisaram de atendimento médico básico, mas não informaram o motivo.

Desse total, sete foram levados para atendimentos em hospitais, sendo levados de volta para a cadeia em seguida.

Neste domingo, o governo do Amazonas pediu ao Ministério da Justiça o apoio da Força Nacional de Segurança Pública para enfrentar a crise no sistema penitenciário. A solicitação de reforço de pessoal e equipamentos foi feita por meio de ofício do governador José Melo ao ministro Alexandre de Moraes.

Segundo o Ministério da Justiça e Cidadania informou, o ministro já autorizou ajuda federal para a área de segurança aos estados do Amazonas, de Rondônia e Mato Grosso.

O efetivo da Força Nacional vai auxiliar as forças policiais locais a controlar a situação nos estabelecimentos penitenciários de Manaus (AM). Desde o dia 1º de janeiro, pelo menos 64 presos foram mortos em três unidades: Compaj (Complexo Penitenciário Anísio Jobim), Ipat (Instituto Penal Antônio Penal) e na Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde quatro detentos foram mortos na madrugada deste domingo.

 “NOTA – SITUAÇÃO NAS UNIDADES PRISIONAIS AMAZONAS

1- Na noite do último domingo (8), 10 internos receberam atendimentos médicos básicos na unidade da Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa (CPDRVP). Desse número, 7 ainda foram encaminhados para atendimentos em unidades de saúde da capital e retornaram em seguida para a Cadeia Pública.

2- Durante a manhã desta segunda-feira (9), a Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop) da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), realizou a transferência de 20 internos da Cadeia Pública para uma unidade prisional do interior.

3- As demais unidades prisionais do sistema não apresentaram nenhuma alteração entre a noite de domingo (08) até a manhã desta segunda-feira (9).”

Compartilhe isso:

Leia Mais

Sérgio Cabral é condenado a 45 anos de prisão; a mulher pegou 18 anos
Número de mortos por terremoto no México sobe para 251
Vereador Nei reclama do abandono da Praça da Paz
Temperatura deve passar dos 30ºC na maioria das cidades de SC nesta quinta
STF analisa hoje suspensão do envio de denúncia contra Temer à Câmara