Campanha contra a gripe H1N1 tem dia D neste sábado – Rádio Cidade FM

OUÇA AGORA! VEJA AGORA!

Campanha contra a gripe H1N1 tem dia D neste sábado

saudeNeste sábado, dia 30 de abril, os Departamentos de Vigilância Epidemiológica, se mobilizma para o Dia D de vacinação contra a gripe influenza. A vacina visa reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus na população alvo.

Devem ser vacinadas pessoas que compõem o grupo prioritário, crianças de seis meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas no período até 45 dias após o parto, trabalhador de saúde, população indígena, indivíduos com 60 anos ou mais e pessoas portadoras de doenças crônicas.

As pessoas devem procurar uma Unidade de Saúde mais próxima de sua casa, das 8h às 17h, munido da carteira de vacinação e documento com foto. Para os portadores de doenças crônicas, que estiverem tomando a vacina pela primeira vez, é necessário laudo médico ou receita médica comprovando a enfermidade. A vacinação continua nos postos até o dia 20 de maio, mas em horário normal de atendimento.

Cuidados

Os sintomas da gripe H1N1 são: febre acima de 38ºC, tosse e dificuldade respiratória, acompanhada ou não de dor de garganta, ou de manifestações gastrointestinais, dor de cabeça, dores musculares, nas articulações e tosse. A pessoa com sintomas de qualquer gripe ou doença infecciosa deve ser encaminhada ao serviço de saúde para avaliação do quadro clínico. É preciso prevenir a transmissão da doença a outras pessoas, evitando-se locais com aglomerações, e protegendo nariz e boca ao tossir ou espirrar.

Um detalhe importante a ser observado é quando a febre passa e depois volta de forma repentina, após alguns dias. Nas crianças, observe se os lábios estão lábios arroxeados e se a musculatura das costas está com movimentos intensos. A gripe H1N1 pode afetar órgãos vitais, como o pulmão, provocando dificuldades respiratórias severas, que, se não tratadas adequadamente, podem ocasionar a morte.

Compartilhe isso:

Leia Mais

Terça-feira tem sol e tempo seco em SC
Duas pessoas ficam feridas ao tentarem desencalhar baleia por conta própria
Polícia Federal faz busca em gabinete do irmão de Geddel
Criminosos invadem Banco do Brasil de Tijucas, mas fogem sem levar valores
Semana começa com tempo mais firme e temperaturas amenas em SC