Campanha da Gripe em Itapema ultrapassa metade da meta – Rádio Cidade FM

OUÇA AGORA! VEJA AGORA!

Campanha da Gripe em Itapema ultrapassa metade da meta

Imunização segue disponível nas UBS até o dia 20 de Maio

CampanhadaGripeemItapemaEm apenas uma semana, a campanha de vacinação contra a gripe em Itapema já garantiu a imunização de 56% da meta preconizada pelo Ministério da Saúde. O chamado “Dia D”, que aconteceu no último sábado (30/04) colaborou com estes números já que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estiveram abertas durante todo o dia para receber a comunidade.

Além das UBS abertas, uma equipe preparada com carro de som e tradicional Zé Gotinha, personagem conhecido das crianças, chamava atenção para a prevenção. Muitas pessoas aproveitaram para se vacinar e ficar longe da gripe. A Enfermeira Residente em Saúde da Família, Liane Vasconcelos,  explica que a vacinação é essencial, mas é preciso se proteger e também tomando alguns cuidados. “É sempre bom lembrar da ‘etiqueta da tosse’, da importância de manter ambientes arejados, e principalmente da higienização das mãos, que pode ser feita com água e sabão ou álcool. Essas são medidas simples que, somadas à imunização, formam uma barreira forte de proteção contra o vírus da gripe”, explicou.

O Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva, visitou as UBS durante o Dia D, e acompanhou os trabalhos. “Fiz questão de visitar todas as UBS que estiveram vacinando nesse dia, pois é um trabalho diferenciado e importante para todos, equipe de saúde e comunidade. A conscientização da importância da vacina para prevenção esta dando certo pois as unidades estiveram lotadas durante o dia todo. Parabéns às equipes que trabalharam durante todo sábado atendendo a população, realizaram um ótimo trabalho”, afirmou  Everton Ricardo da Silva.

Campanha segue até dia 20 de Maio

Quem ainda não garantiu a imunização tem até o dia 20 de Maio para procurar uma das UBS. A vacina está disponível das 8h às 12h e das 13h às 17, exceto na UBS Meia Praia II e na UBS Centro. Já na UBS Ilhota, a vacinação ocorre apenas no período vespertino, das 13h às 17h. É obrigatória a apresentação do Cartão do SUS e a carteira de vacinação e o atendimento obedece a ordem de chegada, já que todas as pessoas são consideradas prioritárias.

Grupos prioritários

A vacina da gripe é destinada a crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes de qualquer idade gestacional, puérperas de até 45 dias após o parto, idosos (acima de 60 anos), profissionais da área de saúde  que tenham carteirinha do Conselho, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Também podem receber a imunização os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que deverão levar comprovante da sua patologia, como receitas médicas.

Compartilhe isso:

Leia Mais

Equipe da FAACI se reúne com representantes da FATMA
Oito cidades de SC registram grandes volumes de chuva na madrugada desta quinta
Em operação, Secretaria da Fazenda de SC acha irregularidades em 20 outlets
Quinta-feira deve ser de nuvens e chuva irregular em SC
Projeto de trilhas guiadas será na sexta-feira (19/01)