Campanha de vacina contra a Gripe será apartir de 30 de abril – Rádio Cidade FM

OUÇA AGORA! VEJA AGORA!

Campanha de vacina contra a Gripe será apartir de 30 de abril

11.26vaccineA campanha de vacinação contra o influenza será de 30 de abril a 20 de maio em todo o território nacional, esta é a definição do Ministério da Saúde, mesmo com os vários casos ocorridos no país.

Alguns estados, inclusive Santa Catarina, pediram a antecipação dessa data, mas, o Ministério afirmou que isso não é possível já que as vacinas só são entregues pelo laboratório produtor nos meses que antecedem o inverno. Na rede pública, a vacinação contra influenza é destinada a alguns grupos prioritários: crianças de seis meses a 5 anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade.

A vacina de gripe é atualizada todos os anos para adequá-la aos vírus circulantes naquela estação e sua composição é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Cuidados Os sintomas da gripe H1N1 são: febre acima de 38ºC, tosse e dificuldade respiratória, acompanhada ou não de dor de garganta, ou de manifestações gastrointestinais, dor de cabeça, dores musculares, nas articulações e tosse.

A pessoa com sintomas de qualquer gripe ou doença infecciosa deve ser encaminhada ao serviço de saúde para avaliação do quadro clínico. É preciso prevenir a transmissão da doença a outras pessoas, evitando-se locais com aglomerações, e protegendo nariz e boca ao tossir ou espirrar. Um detalhe importante a ser observado é quando a febre passa e depois volta de forma repentina, após alguns dias. Nas crianças, observe se os lábios estão lábios arroxeados e se a musculatura das costas está com movimentos intensos. A gripe H1N1 pode afetar órgãos vitais, como o pulmão, provocando dificuldades respiratórias severas, que, se não tratadas adequadamente, podem ocasionar a morte.

Compartilhe isso:

Leia Mais

Quarta-feira tem predomínio de nuvens em SC
Ex-executivo de SC que vive em aeroporto do RJ consegue emprego: ‘obrigado a todos’
Porto de Imbituba, no Sul de SC, reabre após ficar fechado por cinco dias
PF faz operação contra governador do RN por obstrução de justiça
Celesc amplia subestação de Porto Belo