Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda (17) para grupo específico em SC – Rádio Cidade FM

OUÇA AGORA! VEJA AGORA!

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda (17) para grupo específico em SC

Começa nesta segunda-feira (17) a Campanha Nacional de Vacinação contra o a gripe (vírus Influenza). Em Santa Catarina, 1.864.566 deverão ser vacinadas gratuitamente até o dia 26 de maio. As doses serão distribuídas gratuitamente em todas as salas de vacina da rede pública de saúde para os grupos prioritários. O objetivo é alcançar 90% da população-alvo.

Nesta primeira semana, contudo, a Secretaria de Estado da Saúde informou que serão vacinadas somente as pessoas com 60 anos ou mais e os portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais (veja aqui quais são elas).

A partir de 24 de abril, os demais integrantes do grupo de risco também poderão se vacinar gratuitamente. Quem não faz parte do grupo pode recorrer a clínicas particulares para ser imunizado.

Quem deve tomar a dose

Além do público alvo de todos os anos, desta vez foram incluídos na campanha professores do ensino básico e superior das escolas públicas e privadas. Também devem se vacinar as crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, mulheres que tiverem dado à luz há menos de 45 dias, trabalhadores de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou pessoas com condições clínicas especiais, adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas, presos e funcionários do sistema prisional.

No dia 13 de maio, um sábado, será realizado o Dia ‘D’ de Mobilização Nacional. Nesse dia, os postos de vacinação de todo o estado deverão ficar abertos das 8 às 17h.

Confira mais detalhes sobre a vacinação nas cidades de Florianópolis, Joinville e Blumenau

Medidas de higiene

Além da vacinação, o superintendente de vigilância em Saúde, Fábio Gaudenzi afirma que medidas simples de higiene podem evitar a propagação do vírus. “Lavar as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias, cobrir a boca com o antebraço ao tossir ou espirrar, sempre utilizar álcool gel”.

Compartilhe isso:

Leia Mais

Câmara aprova continuidade do saque das contas inativas do FGTS
Defesa de Renato Duque entrega à Justiça foto para provar encontro com Lula
Quatro dias após rompimento de adutoras, há moradores ainda sem água na Grande Florianópolis
Quarta-feira tem tempo instável e temperaturas amenas
Ataque em Manchester choca por matar crianças, fortalece ideologias terroristas e expõe insegurança fora de capitais