Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda (17) para grupo específico em SC – Rádio Cidade FM

OUÇA AGORA! VEJA AGORA!

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda (17) para grupo específico em SC

Começa nesta segunda-feira (17) a Campanha Nacional de Vacinação contra o a gripe (vírus Influenza). Em Santa Catarina, 1.864.566 deverão ser vacinadas gratuitamente até o dia 26 de maio. As doses serão distribuídas gratuitamente em todas as salas de vacina da rede pública de saúde para os grupos prioritários. O objetivo é alcançar 90% da população-alvo.

Nesta primeira semana, contudo, a Secretaria de Estado da Saúde informou que serão vacinadas somente as pessoas com 60 anos ou mais e os portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais (veja aqui quais são elas).

A partir de 24 de abril, os demais integrantes do grupo de risco também poderão se vacinar gratuitamente. Quem não faz parte do grupo pode recorrer a clínicas particulares para ser imunizado.

Quem deve tomar a dose

Além do público alvo de todos os anos, desta vez foram incluídos na campanha professores do ensino básico e superior das escolas públicas e privadas. Também devem se vacinar as crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, mulheres que tiverem dado à luz há menos de 45 dias, trabalhadores de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou pessoas com condições clínicas especiais, adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas, presos e funcionários do sistema prisional.

No dia 13 de maio, um sábado, será realizado o Dia ‘D’ de Mobilização Nacional. Nesse dia, os postos de vacinação de todo o estado deverão ficar abertos das 8 às 17h.

Confira mais detalhes sobre a vacinação nas cidades de Florianópolis, Joinville e Blumenau

Medidas de higiene

Além da vacinação, o superintendente de vigilância em Saúde, Fábio Gaudenzi afirma que medidas simples de higiene podem evitar a propagação do vírus. “Lavar as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias, cobrir a boca com o antebraço ao tossir ou espirrar, sempre utilizar álcool gel”.

Compartilhe isso:

Leia Mais

Terça-feira tem sol e tempo seco em SC
Duas pessoas ficam feridas ao tentarem desencalhar baleia por conta própria
Polícia Federal faz busca em gabinete do irmão de Geddel
Criminosos invadem Banco do Brasil de Tijucas, mas fogem sem levar valores
Semana começa com tempo mais firme e temperaturas amenas em SC