Engenheiros de todo o Brasil visitam obra de restauração da Ponte Hercílio Luz – Rádio Cidade FM

OUÇA AGORA! VEJA AGORA!

Engenheiros de todo o Brasil visitam obra de restauração da Ponte Hercílio Luz

21356013O processo de reabilitação e recuperação da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, foi apresentado  segunda-feira, pelo Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), a dirigentes de entidades de engenharia de 26 estados do país e do Distrito Federal. O engenheiro fiscal da obra de reabilitação da ponte, Wenceslau Diotallevy, explicou os trabalhos que já foram e estão sendo executados, assim como as novas tecnologias empregadas na restauração.

— Essa visita partiu do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea/SC) e Associação dos Engenheiros. Eles estão acompanhando a obra e acharam importante que o setor de engenharia nacional pudesse conhecer os trabalhos —, contou.

Wenceslau informou que o vão central da ponte tem 4,4 mil toneladas, com largura transversal de 15,92 metros, duas faixas de 3,8 metros cada e duas passarelas de 2,5 metros. O novo projeto aumentou a plataforma em 2,5 metros, permitindo que, de um lado, haja passagem para pedestres e cadeirantes e, do outro, uma ciclovia. A altura da torre principal é de 70 metros.

Conforme o engenheiro, a etapa atual inclui a substituição das longarinas e transversinas, peças principais da base. Elas formam uma trama que será o suporte para o piso por onde passarão os automóveis. Também estão sendo feitos o reforço das treliças, reforços nas fundações das torres e obras de estaiamento. Em janeiro, essa etapa deve estar preparada para a transferência de cargas com segurança.

 A ponte, que completou 90 anos em maio, passa pelo último ciclo de obras do trabalho de restauração. O contrato com o grupo português Teixeira Duarte foi assinado em março de 2016 e a ordem de serviço foi entregue no dia 18 de abril. O prazo de execução previsto é 30 meses, com conclusão no segundo semestre de 2018.

O governador Raimundo Colombo não acompanhou a visita porque foi para o Sul de Santa Catarina, região atingida por temporal na tarde de domingo.

 

Compartilhe isso:

Leia Mais

Câmara aprova continuidade do saque das contas inativas do FGTS
Defesa de Renato Duque entrega à Justiça foto para provar encontro com Lula
Quatro dias após rompimento de adutoras, há moradores ainda sem água na Grande Florianópolis
Quarta-feira tem tempo instável e temperaturas amenas
Ataque em Manchester choca por matar crianças, fortalece ideologias terroristas e expõe insegurança fora de capitais