Festas de outubro devem reunir 2 milhões em SC; veja programação – Rádio Cidade FM

AO VIVO

Festas de outubro devem reunir 2 milhões em SC; veja programação

chopePelo menos oito festas típicas acontecem em Santa Catarina em outubro. De acordo com a Secretaria do Estado de Turismo, Cultura e Esporte, a expectativa é de que os eventos reúnam cerca de duas milhões de pessoas durante o período.

As festas realizadas em outubro homenageiam as diferentes culturas e etnias que colonizaram o estado. Anualmente, os eventos geram uma movimentação de cerca de dois milhões de pessoas – um milhão só de turistas – conforme dados levantados pela secretaria.

“Santa Catarina vive, em outubro, um dos melhores meses para o turismo. Para nós, isso é muito importante, não somente sob o aspecto do turismo, da cultura ou do número de visitantes, mas também por conta da movimentação econômica”, comentou o secretário Filipe Mello.

Ainda conforme Mello, o turismo representa quase 13% do PIB catarinense e é um dos setores que mais geram e distribuem empregos e renda.

O secretário ressaltou ainda que o fluxo de pessoas circulando pelo estado é formado pelos próprios catarinenses que viajam dentro de Santa Catarina e por visitantes de outros estados e países.

Ostra ao bafo está entre as porções mais pedidas (Foto: Thomas Braga/RBS TV)
Festas
A diversidade cultural e étnica de Santa Catarina abrange alemães, italianos, açorianos, austríacos, poloneses, entre outras etnias.

Os eventos realizados em outubro têm como objetivo difundir a tradição na gastronomia, na dançs, na música, nas vestimentas e no idioma.

Veja as festas
A primeira festa do mês é a Oktoberfest de Blumenau, que começa na próxima quarta-feira (5) e segue até o dia 23 de outubro. Consiederada a maior festa alemã da América Latina, deve reunir atrações temáticas, gastronomia, variedade de chopes e muita música. Confira a programação.

Em Brusque acontece a Festa Nacional do Marreco (Fenarreco), marcada para acontecer entre 6 e 16 de outubro. Veja mais informações sobre festa.

Na capital, a 17ª edição da Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana (Fenaostra) ocorre de 6 a 12 de outubro, no Centrosul.

Em Itapiranga também é celebrada a cultura alemã, na 38º Oktoberfest, de 7 a 9 de outubro. Já Timbó celebra, entre os dias 7 e 12 de outubro, a Festa do Imigrante.

Já Treze Tílias, cidade tipicamente austríaca, realiza a Tirolerfest, de 11 a 16 de outubro. Na maior cidade de Santa Catarina, Joinville, acontece a Bierville, paralela ao Salão Sul Brasileiro de Cerveja, de 12 a 15 de outubro.

Quem fecha as festividades do mês é o Festival do Camarão, em Porto Belo. O evento ocorre de 13 a 16 de outubro e tem como foco a gastronomia tradicional de frutos do mar.

Tirolerfest (Foto: Divulgação)

Tirolerfest celebra a cultura austríaca em Treze Tílias (Foto: Divulgação)

Compartilhe isso:

Leia Mais

Chuva, temperatura e mar: veja a previsão do tempo para o fim do verão e início do outono em SC
Carne Fraca: PF diz que propina abastecia PMDB e PP
Prefeitura de Porto Belo convoca novos servidores aprovados em seletivos
Presos na Operação F7 atuavam em empresa de software de Rio do Sul
Semana começa com tempo instável na maioria das regiões de SC