Festas de outubro devem reunir 2 milhões em SC; veja programação – Rádio Cidade FM

OUÇA AGORA! VEJA AGORA!

Festas de outubro devem reunir 2 milhões em SC; veja programação

chopePelo menos oito festas típicas acontecem em Santa Catarina em outubro. De acordo com a Secretaria do Estado de Turismo, Cultura e Esporte, a expectativa é de que os eventos reúnam cerca de duas milhões de pessoas durante o período.

As festas realizadas em outubro homenageiam as diferentes culturas e etnias que colonizaram o estado. Anualmente, os eventos geram uma movimentação de cerca de dois milhões de pessoas – um milhão só de turistas – conforme dados levantados pela secretaria.

“Santa Catarina vive, em outubro, um dos melhores meses para o turismo. Para nós, isso é muito importante, não somente sob o aspecto do turismo, da cultura ou do número de visitantes, mas também por conta da movimentação econômica”, comentou o secretário Filipe Mello.

Ainda conforme Mello, o turismo representa quase 13% do PIB catarinense e é um dos setores que mais geram e distribuem empregos e renda.

O secretário ressaltou ainda que o fluxo de pessoas circulando pelo estado é formado pelos próprios catarinenses que viajam dentro de Santa Catarina e por visitantes de outros estados e países.

Ostra ao bafo está entre as porções mais pedidas (Foto: Thomas Braga/RBS TV)
Festas
A diversidade cultural e étnica de Santa Catarina abrange alemães, italianos, açorianos, austríacos, poloneses, entre outras etnias.

Os eventos realizados em outubro têm como objetivo difundir a tradição na gastronomia, na dançs, na música, nas vestimentas e no idioma.

Veja as festas
A primeira festa do mês é a Oktoberfest de Blumenau, que começa na próxima quarta-feira (5) e segue até o dia 23 de outubro. Consiederada a maior festa alemã da América Latina, deve reunir atrações temáticas, gastronomia, variedade de chopes e muita música. Confira a programação.

Em Brusque acontece a Festa Nacional do Marreco (Fenarreco), marcada para acontecer entre 6 e 16 de outubro. Veja mais informações sobre festa.

Na capital, a 17ª edição da Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana (Fenaostra) ocorre de 6 a 12 de outubro, no Centrosul.

Em Itapiranga também é celebrada a cultura alemã, na 38º Oktoberfest, de 7 a 9 de outubro. Já Timbó celebra, entre os dias 7 e 12 de outubro, a Festa do Imigrante.

Já Treze Tílias, cidade tipicamente austríaca, realiza a Tirolerfest, de 11 a 16 de outubro. Na maior cidade de Santa Catarina, Joinville, acontece a Bierville, paralela ao Salão Sul Brasileiro de Cerveja, de 12 a 15 de outubro.

Quem fecha as festividades do mês é o Festival do Camarão, em Porto Belo. O evento ocorre de 13 a 16 de outubro e tem como foco a gastronomia tradicional de frutos do mar.

Tirolerfest (Foto: Divulgação)

Tirolerfest celebra a cultura austríaca em Treze Tílias (Foto: Divulgação)

Compartilhe isso:

Leia Mais

“Grande acerto”, diz Jungmann sobre convocação das Forças Armadas
Porto Belo abre pré-inscrição para os cursos do Pronatec
Abastecimento de água deve estar normalizado na maioria das casas nesta quinta, informa Casan
Temperatura pode chegar aos 29ºC nesta quinta-feira em SC
Câmara aprova continuidade do saque das contas inativas do FGTS