Hoje sábado dia 02 é Dia Mundial do Autismo – Rádio Cidade FM

OUÇA AGORA! VEJA AGORA!

Hoje sábado dia 02 é Dia Mundial do Autismo

autismo-fita3_0Hoje, sábado dia 2 é Dia Mundial do Autismo. Para marcar a celebração, a Comissão em Defesa do Direito da Pessoa com Autismo fez nesta quarta-feira (30), o debate “Autismo e Protagonismo”, das 9h ao meio-dia, no auditório da OAB-DF, com entrada franca.

A advogada e presidente da Comissão em Defesa do Direito da Pessoa com Autismo, Adriana Monteiro falou sobre o tema. Ela informa que a Lei 12.764, de 2012, mais conhecida como Lei Berenice Piana, é específica e nacional. No Distrito Federal (DF) existe a Lei 4.368, de 2011, também conhecida como a lei Fernando Cotta. “Antes das leis Berenice Piana e Fernando Cotta se discutia muito se o autismo era uma deficiência”, diz a advogada.

Adriana Monteiro explica que antes os direitos eram negados em função de não se reconhecer a pessoa com autismo como uma pessoa com deficiência, mas a partir da promulgação dessas leis, a pessoa com autismo passou a ter garantidos todos os direitos da pessoa com deficiência.

A advogada lembra que todos as pessoas têm os mesmos direitos, no entanto, em função da deficiência, existem alguns direitos que, por uma questão de negação de direitos históricos, hoje, se tenta reparar com essas legislações.

Ela explica que a lei que prevê a remuneração de um salário mínimo para pessoas com deficiência, de acordo com a remuneração da família.

Sobre o autismo, ela esclarece que é uma condição que traz à pessoa transtornos sensoriais, fazendo-a sentir o mundo de forma diferente, enxergar o mundo de uma forma diferente: “para essa pessoa ficar dentro de uma sala de aula é muito sofrido, o barulho é sofrido, o toque é sofrido”, explica.

Compartilhe isso:

Leia Mais

Terça-feira tem sol e tempo seco em SC
Duas pessoas ficam feridas ao tentarem desencalhar baleia por conta própria
Polícia Federal faz busca em gabinete do irmão de Geddel
Criminosos invadem Banco do Brasil de Tijucas, mas fogem sem levar valores
Semana começa com tempo mais firme e temperaturas amenas em SC