Justiça Federal determina livre acesso à Praia do Estaleiro em Porto Belo – Rádio Cidade FM

OUÇA AGORA! VEJA AGORA!

Justiça Federal determina livre acesso à Praia do Estaleiro em Porto Belo

Praia do Estaleiro – Porto Belo

A Justiça Federal acatou pedido do Ministério Público Federal, em Itajaí, e determinou que o proprietário de imóvel, situado na Praia do Estaleiro, em Porto Belo, mantenha livre acesso à praia, por meio de sua propriedade. Também foi determinado que o Município de Porto Belo instale placa indicativa no local com orientação à população sobre o livre acesso.

O pedido de concessão de liminar foi feito em ação civil pública, ajuizada pelo procurador da República, Rafael Brum Miron, contra o proprietário do imóvel e o Município de Porto Belo, com o objetivo de restabelecer um acesso tradicional à Praia do Estaleiro.

Como o pedido de tutela antecipada, foi negado num primeiro momento. O MPF/SC recorreu ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região que reformou a decisão e determinou a liberação do acesso à praia.

Segundo o MPF, com o fechamento do acesso tradicional, restou, às pessoas, apenas um caminho precário, uma trilha íngreme em área de preservação permanente que, além de expor a população a riscos, também causa danos ao meio ambiente.

O MPF alega, ainda, que o acesso faz parte de trilha histórica utilizada há séculos pelos moradores da região e por turistas, e que o imóvel em questão perfaz toda a extensão da praia, não justificando a privatização do principal acesso à Praia do Estaleiro, impedindo acesso a bem público de uso comum do povo.

De acordo com a decisão do juiz Federal Loraci Flores de Lima, “o imóvel em referência, dada a sua dimensão, abarca o principal e tradicional acesso à Praia do Estaleiro, não se justificando o impedimento ao acesso a bem público de uso comum do povo”. A ação civil pública segue em trâmite na Justiça Federal.

Compartilhe isso:

Leia Mais

Equipe da FAACI se reúne com representantes da FATMA
Oito cidades de SC registram grandes volumes de chuva na madrugada desta quinta
Em operação, Secretaria da Fazenda de SC acha irregularidades em 20 outlets
Quinta-feira deve ser de nuvens e chuva irregular em SC
Projeto de trilhas guiadas será na sexta-feira (19/01)