Lula usa jatinho de ex-ministro envolvido no mensalão mineiro para ir a Curitiba – Rádio Cidade FM

OUÇA AGORA! VEJA AGORA!

Lula usa jatinho de ex-ministro envolvido no mensalão mineiro para ir a Curitiba

Lula embarcou na manhã desta quarta-feira (10), às 9h29, do aeroporto de Congonhas, em São Paulo rumo a Curitiba, no Paraná. O petista vai depor ao juiz Sergio Moro, responsável pela operação Lava Jato na primeira instância. O interrogatório está marcado para às 14h em Curitiba (PR).

Para a viagem, o ex-presidente usou um jatinho particular, ligado a Walfrido dos Mares Guia, ex-ministro de Relações Institucionais, suspeito de ser um dos idealizadores do mensalão mineiro. Ele nega o envolvimento.

A aeronave, de prefixo PR-BIR, pertence a Samos Participações Ltda, uma holding de Walfrido. O político mineiro atuou nos dois governos de Lula. Primeiro ocupou o ministério do Turismo, entre 2003 e 2007. Depois, ainda em 2007, ficou como titular da pasta de relações institucionais e deixou o cargo após ser acusado de envolvimento no escândalo do mensalão mineiro.

Walfrido também foi eleito vice-governador de Minas Gerais, em 1994 e, em 1998, deputado federal pelo PTB. Também atuou como coordenador de campanha de Ciro Gomes no primeiro turno das eleições presidenciais de 2002.

O mensalão minieiro foi um esquema de financiamento com recursos de estatais mineiras para a campanha de reeleição em 1998 do então governador de Minas, Eduardo Azeredo, do PSDB.

Lula em Curitiba 

No encontro, o primeiro em que Lula e Moro ficarão frente a frente, o petista dará explicações sobre o suposto recebimento de propina da empreiteira OAS, por meio da compra de um tríplex no Guarujá, litoral de São Paulo. O armazenamento de bens do ex-presidente pela OAS, entre 2011 e 2016, também faz parte deste processo.

Compartilhe isso:

Leia Mais

“Tudo tem limite”, diz irmão de brasileiro preso na Venezuela
Gastos da União com auxílio-moradia triplicam em 3 anos
Florianópolis já acumula mais de 400 mm de chuva
Semana segue com tempo instável
PRESOS AUTORES DE TRÁFICO, ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA E CORRUPÇÃO DE MENORES