Mar inundou a Amazônia na antiguidade 2 vezes, diz estudo – Rádio Cidade FM

OUÇA AGORA! VEJA AGORA!

Mar inundou a Amazônia na antiguidade 2 vezes, diz estudo

Para entender a biodiversidade da Amazônia, é importante levar em conta estes episódios de inundação pelo mar, afirma o estudo

AmazôniaWashington – Algumas partes da Amazônia no Brasil e na Colômbia estiveram submersas pelo mar em pelo menos duas ocasiões na antiguidade, informou nesta quarta-feira um grupo de pesquisadores em um artigo na revista “Science Advances”.

Os cientistas, liderados por Carlos Jaramillo, do Instituto Smithsonian de Pesquisas Tropicais do Panamá, estabeleceram que o período no qual o noroeste da Amazônia ficou sob a água salgada foi o Mioceno, entre 23 milhões e 5 milhões de anos atrás.

A questão da inundação dessas áreas da floresta é tema de debate entre os cientistas por se tratar de um terreno que continua sendo difícil de estudar, e os dados consistentes são poucos.

Hoje em dia, cerca de 80% da paisagem amazônica está ocupada por florestas nas quais são escassas as inundações, e os 20% restantes são caracterizados por terrenos úmidos.

Para entender a biodiversidade da Amazônia, é importante levar em conta estes episódios de inundação pelo mar, afirma o estudo científico, do qual também participaram pesquisadores das universidades de Illinois (EUA), Birmingham (Reino Unido) e do Norte (Colômbia).

Para chegar a suas conclusões, Carlos Jaramillo e seus colegas examinaram os núcleos de sedimentos de Llanos, no leste da Colômbia, e as bacias dos rios Amazonas e Solimões, no Brasil, onde foram encontrados 933 microfósseis, além de um dente de tubarão e um camarão mantis fossilizados.

Os resultados dos estudos indicaram que as águas marinhas pouco profundas cobriram a região pelo menos duas vezes durante o Mioceno, em dois eventos de inundação diferentes que foram relativamente efêmeros.

Fonte: EXAME

Compartilhe isso:

Leia Mais

Temer diz que população entenderá aumento de impostos dos combustíveis
APROVADO PROJETO QUE PREVÊ TITULO DE CIDADÃO HONORÁRIO DE BOMBINHAS AO GOVERNADOR DE SC
Tarifas do transporte intermunicipal ficam mais caras a partir de domingo (23)
Santa Catarina fica abaixo de 0ºC pelo quinto dia seguido
Público faz campanha para Evaristo Costa ficar na TV, e Globo tenta reverter a decisão do âncora