Nevoeiro causa cancelamentos de voos em aeroportos de SC – Rádio Cidade FM

OUÇA AGORA! VEJA AGORA!

Nevoeiro causa cancelamentos de voos em aeroportos de SC

camera_nevoeiroCom o nevoeiro da manhã desta quinta-feira (23), ao menos quatro aeroportos de Santa Catarina, em Chapecó, Navegantes, Joinville e Florianópolis, tiveram voos cancelados, filas de passageiros a espera de voos com pouso impedido e até devolução de bilhetes para ajustar as necessidades dos usuários a procedimentos de segurança nos terminais aeroportuários.

Florianópolis
Desde a madrugada desta quinta, a rotina dos voos do aeroporto Hercílio Luz esteve alterada. O terminal ficou fechado da 1h às 5h para decolagens e chegadas e às 5h abriu apenas para decolagens.

Quatro aviões foram impedidos de pousar e três de decolar. Por volta das 9h40, o aeroporto de Florianópolis continuava com restrição para pouso de aeronaves, segundo a Infraero.

Conforme a Infraero, deveriam ter chegado nesta manhã voos de Chapecó, Porto Alegre e Congonhas e saído voos com destino a Porto Alegre, Brasília e Congonhas. Segundo o órgão, havia cinco aeronaves com atrasos superiores a 30 minutos pouco antes das 10h.

Chapecó
No aeroporto de Chapecó, no Oeste, três voos foram cancelados devido ao nevoeiro entre as 20h de quarta-feira (22) e as 8h de quinta . As aeronaves tinham como destino Florianópolis e Campinas, em São Paulo, de acordo com a Infraero.

Conforme o superintendente do Aeroporto Municipal Serafim Enoss Bertaso, as alterações na rotina do terminal não provocaram a formação de filas. “As empresas aéreas montam um plano de contingência para acomodar os passageiros, oferecem ônibus, a devolução dos bilhetes ou acomodam os usuários em outros voos, até outras empresas”, informou Eglon Buraseska.

Navegantes
No aeroporto de Navegantes, no Litoral Norte, dois voos foram cancelados no início da manhã. Conforme o site da Infarero, as aeronaves com destino ao Rio de Janeiro e São Paulo foram proibidas de decolar nos horários previstos de 6h25 e 6h30.

Joinville
O aeroporto de Joinville esteve fechado das 6h15 às 9h15, segundo a Infraero. Das 6h às 6h15, em razão do nevoeiro, operou por instrumentos para decolagem de uma aeronave.

“Quando o tempo está em situação estável o piloto faz pouso e decolagem apoiado na visualização da pista. Em um dia como hoje, quando o nevoeiro toma conta do horizonte, o piloto conta com instrumentos no solo que sinalizam durante o pouso e a decolagem. Neste caso, dizemos que o aeroporto opera por instrumentação, o que ocorreu por apenas 15 minutos no início da manhã”, informou o Centro de Operações da Infraero.

Conforme o órgão, um voo da Gol que chegaria às 9h15 em Joinville, com previsão de sair às 10h05 da cidade com destino a Congonhas precisou ser cancelado .

Às 9h15, o aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, de Joinville foi aberto novamente para operar por instrumentos para pousos e decolagens.

Compartilhe isso:

Leia Mais

Terça-feira tem sol e tempo seco em SC
Duas pessoas ficam feridas ao tentarem desencalhar baleia por conta própria
Polícia Federal faz busca em gabinete do irmão de Geddel
Criminosos invadem Banco do Brasil de Tijucas, mas fogem sem levar valores
Semana começa com tempo mais firme e temperaturas amenas em SC