OAB de Itapema entra com ação judicial para suspender reajuste nas tarifas de água e esgoto na cidade – Rádio Cidade FM

OUÇA AGORA! VEJA AGORA!

OAB de Itapema entra com ação judicial para suspender reajuste nas tarifas de água e esgoto na cidade

conasaoabA OAB de Itapema entrou com uma ação civil pública na Justiça Federal para suspender o aumento nas tarifas de água e esgoto da cidade. O processo também pede a suspensão do aditivo contratual que prorrogou o contrato com a Conasa Águas de Itapema até 2044 e da taxa sazonal criada no fim do ano passado. A ação, em caráter liminar, pede uma decisão emergencial para a situação.

O presidente da OAB de Itapema, Jean Leomar Pereira, afirma que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) orientou que a prefeitura não aumentasse tarifas, pois a Conasa não teria cumprido requisitos exigidos na prestação do serviço. De acordo com o advogado, a companhia também está inadimplente com o município em função de multas que foram aplicadas por problemas no sistema de saneamento básico.

– Temos uma comissão interna que acompanha os atos abusivos da companhia. Essa prorrogação de contrato, por exemplo, ocorreu no fim do ano ao apagar das luzes — aponta.

No início da semana, uma audiência pública na Câmara de Vereadores reuniu mais de 300 pessoas indignadas com o reajuste das tarifas, que variam de 60% a 80%, em alguns casos. No encontro, moradores, entidades e vereadores definiram alguns encaminhamentos: auditoria nas contas da Conasa, revogação da prorrogação do contrato, criação de uma empresa municipal de água e esgoto e rescisão com a companhia.

Por meio da assessoria de imprensa, a prefeitura relatou que a taxa sazonal foi suspensa no mês passado e que o prefeito Rodrigo Bolinha (PSDB) irá analisar as reivindicações a partir de segunda-feira, quando retorna de viagem. O município também esclareceu que as taxas não eram reajustadas há três anos. Já a Conasa informou que não tomou conhecimento da ação e, por isso, não irá se manifestar.

Fonte: Diário Catarinense

Compartilhe isso:

Leia Mais

Comentário
Equipe da FAACI se reúne com representantes da FATMA
Oito cidades de SC registram grandes volumes de chuva na madrugada desta quinta
Em operação, Secretaria da Fazenda de SC acha irregularidades em 20 outlets
Quinta-feira deve ser de nuvens e chuva irregular em SC