Penitenciária Industrial de Blumenau registra 1º tumulto, afirma Deap – Rádio Cidade FM

OUÇA AGORA! VEJA AGORA!

Penitenciária Industrial de Blumenau registra 1º tumulto, afirma Deap

maisenitenciariaA Penitenciária Industrial de Blumenau, no Vale, registrou nesta segunda-feira (15) o primeiro tumulto desde que começou a receber presos, há cerca de 90 dias, conforme o Departamento de Administração Prisional (Deap). O motivo está relacionado às normas de visitas de familiares na unidade.

Parentes de presos reunidas em frente à penitenciária informaram  que não estão autorizadas a fazer visitas com qualquer tipo de contato físico – apenas pelo parlatório. Elas também afirmam que alguns presos estavam sem receber cobertores, meias e roupas íntimas.

O tumulto foi registrado no início da manhã e já estava controlado à tarde, segundo o Deap. De acordo com informações, pela manhã, cerca de 30 parentes dos presos estiveram na frente da unidade e informaram ter ouvido tiros e barulhos de explosão.

O Deap não confirmou ao G1 se foram utilizadas armas e bombas dentro da unidade. O departamento ainda informou que a Corregedoria Geral da Secretaria de Justiça e Cidadania (SDJ) estava na tarde desta segunda no local “apurando os fatos”.

A direção da unidade chegou a conversar com os familiares dos detentos, e informou a eles que “toda a ação gera uma reação”.

Visitas de familiares
Em nota, o Deap disse que as visitas de familiares atendem “às necessidades de segurança e à nova realidade arquitetônica do estabelecimento penal, sendo avalizadas pelo Poder Judiciário local”.

Sobre infraestrutura, o Deap diz que “todos os direitos e assistências devidas aos presos estão garantidos na forma da Lei e a nova estrutura opera em excelentes condições”,

A Penitenciária Industrial de Blumenau tem capacidade para 599 detentos e estva com 510 presos até esta segunda. O departamento não esclareceu em que ala o tumulto começou.

Compartilhe isso:

Leia Mais

Falta de controle de mosquito e mau atendimento são causas de epidemia de Chikungunya no Ceará
Ciclista morre durante evento em Blumenau
Prefeitura decreta luto oficial após morte de mãe e três filhos na BR-280
Tempo instável continua predominando em SC no início da semana
Gilmar defende que plenário do STF dê a última palavra sobre delações