Penitenciária Industrial de Blumenau registra 1º tumulto, afirma Deap – Rádio Cidade FM

AO VIVO

Penitenciária Industrial de Blumenau registra 1º tumulto, afirma Deap

maisenitenciariaA Penitenciária Industrial de Blumenau, no Vale, registrou nesta segunda-feira (15) o primeiro tumulto desde que começou a receber presos, há cerca de 90 dias, conforme o Departamento de Administração Prisional (Deap). O motivo está relacionado às normas de visitas de familiares na unidade.

Parentes de presos reunidas em frente à penitenciária informaram  que não estão autorizadas a fazer visitas com qualquer tipo de contato físico – apenas pelo parlatório. Elas também afirmam que alguns presos estavam sem receber cobertores, meias e roupas íntimas.

O tumulto foi registrado no início da manhã e já estava controlado à tarde, segundo o Deap. De acordo com informações, pela manhã, cerca de 30 parentes dos presos estiveram na frente da unidade e informaram ter ouvido tiros e barulhos de explosão.

O Deap não confirmou ao G1 se foram utilizadas armas e bombas dentro da unidade. O departamento ainda informou que a Corregedoria Geral da Secretaria de Justiça e Cidadania (SDJ) estava na tarde desta segunda no local “apurando os fatos”.

A direção da unidade chegou a conversar com os familiares dos detentos, e informou a eles que “toda a ação gera uma reação”.

Visitas de familiares
Em nota, o Deap disse que as visitas de familiares atendem “às necessidades de segurança e à nova realidade arquitetônica do estabelecimento penal, sendo avalizadas pelo Poder Judiciário local”.

Sobre infraestrutura, o Deap diz que “todos os direitos e assistências devidas aos presos estão garantidos na forma da Lei e a nova estrutura opera em excelentes condições”,

A Penitenciária Industrial de Blumenau tem capacidade para 599 detentos e estva com 510 presos até esta segunda. O departamento não esclareceu em que ala o tumulto começou.

Compartilhe isso:

Leia Mais

Chuva, temperatura e mar: veja a previsão do tempo para o fim do verão e início do outono em SC
Carne Fraca: PF diz que propina abastecia PMDB e PP
Prefeitura de Porto Belo convoca novos servidores aprovados em seletivos
Presos na Operação F7 atuavam em empresa de software de Rio do Sul
Semana começa com tempo instável na maioria das regiões de SC