Prazo para parcelar IPVA para placa final 1 vai até esta terça (10) em SC – Rádio Cidade FM

OUÇA AGORA! VEJA AGORA!

Prazo para parcelar IPVA para placa final 1 vai até esta terça (10) em SC

Termina nesta terça-feira (10) o prazo para donos de veículos com placa de final 1 que quiserem parcelar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Essa é a data-limite para que seja feito o pagamento da primeira das três parcelas do imposto.

O prazo para pagamento em conta única é dia 31 de janeiro. De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda, não há desconto para quem fizer o pagamento antecipadamente.

As datas de vencimento variam de acordo com o final das placas dos veículos. No caso das placas com final 1, as demais parcelas têm vencimento no dia 10 de fevereiro e em 10 de março. Veja abaixo a tabela com o calendário de pagamentos.

Tabela mostra datas de pagamento do IPVA em SC (Foto: Reprodução )

Imposto deve ficar mais barato
De acordo com a Secretaria da Fazenda, o imposto deve ficar, em média, 4,4% mais barato. Os proprietários de veículos terrestres, de passeios e utilitários, e motor-homes, de fabricação nacional ou estrangeira, pagam 2% sobre o valor venal em Santa Catarina.

Veículos  terrestres, de duas ou três rodas e os de transporte de carga ou passageiros, fabricação nacional ou estrangeira, pagam 1%. Os veículos terrestres destinados à locação também têm alíquota de 1%.

A Secretaria de Fazenda disponibilizou a consulta dos valores venais dos veículos para base de cálculo do IPVA 2017. Os preços são referência para quanto cada motorista vai pagar de imposto, de acordo com sua categoria de veículo.

VEJA TABELA DE VALORES VENAIS

Como calcular
Primeiro, você deve localizar o modelo e ano do seu veículo na tabela para saber o valor venal. Então, para calcular o valor do imposto é preciso aplicar a alíquota sobre o valor venal, como no exemplo abaixo:

Valor venal do veículo: (exemplo: R$ 20.050)
Alíquota: 2% (0,02)
Cálculo: 20.050 x 0,02 (R$ 401 é o valor que será cobrado no IPVA).

Compartilhe isso:

Leia Mais

Redução de licenças para pesca industrial da tainha afetará 700 pescadores em SC, prevê sindicato
“Grande acerto”, diz Jungmann sobre convocação das Forças Armadas
Porto Belo abre pré-inscrição para os cursos do Pronatec
Abastecimento de água deve estar normalizado na maioria das casas nesta quinta, informa Casan
Temperatura pode chegar aos 29ºC nesta quinta-feira em SC