Primeiras baleias-francas são avistadas no litoral catarinense – Rádio Cidade FM

OUÇA AGORA! VEJA AGORA!

Primeiras baleias-francas são avistadas no litoral catarinense

As primeiras baleias-francas chegaram ao litoral de Santa Catarina no início desta semana. Duas delas foram avistadas na segunda-feira (26) em Imbituba, no Sul do estado.

“Essas são as primeiras, pelo menos duas. Já no domingo (25) recebemos relatos de pescadores sobre o aparecimento na praia do Silveira, em Garopaba”, conta Karina Groch, diretora de pesquisa do Projeto Baleia Franca, que completa 35 anos em 2017.

As duas baleias adultas foram vistas por cerca de 20 minutos na praia do Rosa. A visita foi registrada pelo Instituto Baleia Franca.

De acordo com a pesquisadora do projeto Baleia Franca, não foi possível identificar se eram fêmeas ou machos. “Só conseguimos identificar se vermos a região genital ou pela foto-identificação, se estiver no nosso registro”, detalha.

O monitoramento dos pesquisadores do projeto Baleia Franca deve ser feito a partir de quarta (28).

Baleias-franca adultas foram avistadas na segunda (26) em SC (Foto: Instituto Baleia Franca )Baleias-franca adultas foram avistadas na segunda (26) em SC (Foto: Instituto Baleia Franca )

Baleias-franca adultas foram avistadas na segunda (26) em SC (Foto: Instituto Baleia Franca )

Nessa época, muitas baleias-francas podem ser vistas em todo litoral catarinense, mas especialmente na área da Apa da Baleia Branca, que vai de Florianópolis a Balneário Rincão.

“A temporada começa na segunda quinzena de julho e vai até novembro. Isso pelo monitoramento dos outros anos, cada ano pode ter sua particularidade. O pico da temporada é em setembro”, detalha Karina.

A maioria das baleias que aparecem são fêmeas. “Elas ficam de dois a três meses para terem os filhotes, eventualmente para o acasalamento, no caso das baleias que já tiveram filhotes na temporada anterior e voltam para o desmame”, explica Karina.

Temporada da baleia-franca vai de julho a novembro em SC (Foto: Instituto Baleia Franca )Temporada da baleia-franca vai de julho a novembro em SC (Foto: Instituto Baleia Franca )

Temporada da baleia-franca vai de julho a novembro em SC (Foto: Instituto Baleia Franca )

Duas baleias adultas foram avistadas em Imbituba-SC (Foto: Instituto Baleia Franca )Duas baleias adultas foram avistadas em Imbituba-SC (Foto: Instituto Baleia Franca )

Duas baleias adultas foram avistadas em Imbituba-SC (Foto: Instituto Baleia Franca )

Compartilhe isso:

Leia Mais

“Tudo tem limite”, diz irmão de brasileiro preso na Venezuela
Gastos da União com auxílio-moradia triplicam em 3 anos
Florianópolis já acumula mais de 400 mm de chuva
Semana segue com tempo instável
PRESOS AUTORES DE TRÁFICO, ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA E CORRUPÇÃO DE MENORES