SC deve registrar nevoeiros intensos até o fim de semana, diz Defesa Civil – Rádio Cidade FM

AO VIVO

SC deve registrar nevoeiros intensos até o fim de semana, diz Defesa Civil

Até o próximo fim de semana, Santa Catarina deve registrar nevoeiros intensos entre a noite e o amanhecer, de acordo com a Gerência de Monitoramente e Alerta da Defesa Civil. Nesta quarta-feira (29), a neblina causou o fechamento dos aeroportos de Florianópolis e Navegantes.

1_ArDDrrbSegundo a Defesa Civil, o fenômeno deve ocorrer principalmente nas áreas de vales e planícies de estado. “A visibilidade horizontal ficará reduzida a menos de um quilômetro, dificultando o tráfego em rodovias, atividades portuárias e aéreas”, diz a nota divulgada pelo governo.

O meteorologista Leandro Puchalski explica que a formação desse tipo de nuvem ocorre na combinação de um ar mais frio com alta umidade do ar, condição bem comum durante o inverno em Santa Catarina.

“Na maior parte das vezes se formam entre a noite e o amanhecer, se dissipando com a presença do sol, mas há casos em que ele é mais denso, demorando mais tempo pra dissipar, podendo persistir durante a tarde”.

Recomendações da Defesa Civil
Em caso de forte nevoeiro, a Defesa Civil recomenta que motoristas diminuam a velocidade do veículo, imediatamente acendam a luz baixa dos faróis e aumentem a distância do veículo à sua frente.

“Não use os faróis altos porque eles refletem a luz nas partículas de água, e reduzem ainda mais a visibilidade. Lembre-se que nestas condições o pavimento fica úmido e escorregadio, reduzindo a aderência dos pneus. Caso sinta muita dificuldade em continuar trafegando, pare em local seguro. Em virtude da pouca visibilidade, não é seguro parar no acostamento, e uma vez no acostamento desça do carro e fique em lugar seguro. Use o acostamento somente em caso extremo e de emergência e utilize, nestes casos, o pisca-alerta”.

Compartilhe isso:

Leia Mais

Trump promete sistema de saúde “para todos” em substituição ao Obamacare
Rio Grande do Norte tem nova rebelião em presídio
Semana começa com sol e temperaturas de até 35°C em SC
Estacionamentos em SC não podem ter placas se isentando de furtos
Familiares dos jogadores recebem 40 salários, e Chape estuda ação nos EUA