SC deve registrar nevoeiros intensos até o fim de semana, diz Defesa Civil – Rádio Cidade FM

OUÇA AGORA! VEJA AGORA!

SC deve registrar nevoeiros intensos até o fim de semana, diz Defesa Civil

Até o próximo fim de semana, Santa Catarina deve registrar nevoeiros intensos entre a noite e o amanhecer, de acordo com a Gerência de Monitoramente e Alerta da Defesa Civil. Nesta quarta-feira (29), a neblina causou o fechamento dos aeroportos de Florianópolis e Navegantes.

1_ArDDrrbSegundo a Defesa Civil, o fenômeno deve ocorrer principalmente nas áreas de vales e planícies de estado. “A visibilidade horizontal ficará reduzida a menos de um quilômetro, dificultando o tráfego em rodovias, atividades portuárias e aéreas”, diz a nota divulgada pelo governo.

O meteorologista Leandro Puchalski explica que a formação desse tipo de nuvem ocorre na combinação de um ar mais frio com alta umidade do ar, condição bem comum durante o inverno em Santa Catarina.

“Na maior parte das vezes se formam entre a noite e o amanhecer, se dissipando com a presença do sol, mas há casos em que ele é mais denso, demorando mais tempo pra dissipar, podendo persistir durante a tarde”.

Recomendações da Defesa Civil
Em caso de forte nevoeiro, a Defesa Civil recomenta que motoristas diminuam a velocidade do veículo, imediatamente acendam a luz baixa dos faróis e aumentem a distância do veículo à sua frente.

“Não use os faróis altos porque eles refletem a luz nas partículas de água, e reduzem ainda mais a visibilidade. Lembre-se que nestas condições o pavimento fica úmido e escorregadio, reduzindo a aderência dos pneus. Caso sinta muita dificuldade em continuar trafegando, pare em local seguro. Em virtude da pouca visibilidade, não é seguro parar no acostamento, e uma vez no acostamento desça do carro e fique em lugar seguro. Use o acostamento somente em caso extremo e de emergência e utilize, nestes casos, o pisca-alerta”.

Compartilhe isso:

Leia Mais

Terça-feira tem sol e tempo seco em SC
Duas pessoas ficam feridas ao tentarem desencalhar baleia por conta própria
Polícia Federal faz busca em gabinete do irmão de Geddel
Criminosos invadem Banco do Brasil de Tijucas, mas fogem sem levar valores
Semana começa com tempo mais firme e temperaturas amenas em SC