Sexta-feira e final de semana com mar agitado, ressaca e alagamentos no Litoral de SC – Rádio Cidade FM

OUÇA AGORA! VEJA AGORA!

Sexta-feira e final de semana com mar agitado, ressaca e alagamentos no Litoral de SC

Chuva forte com altos volumes e temporal em SC

tempo-fechadoNa sexta-feira (25/03), chuva moderada a forte em todas as regiões, com alto volume de chuva, podendo superar 100 mm principalmente no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e na Grande Florianópolis. Risco de temporal com ventania. No Oeste e Meio Oeste, a chuva diminui no decorrer da tarde.

No sábado (26/03) ainda ocorre chuva mais forte no Litoral e Vale do Itajaí, com acumulado de 30 a 50 mm, na madrugada e início da manhã. No decorrer do dia, a instabilidade e a condição de chuva diminuem em todo o Estado.

Essa condição estará associada à formação de um ciclone no Sul do Brasil.

Entre a tarde de sexta-feira (25/03) e sábado (26/03), rajadas de vento de 70 a 100 km/h no Litoral de SC e mar muito agitado a grosso, com picos de onda de 3,0 a 4,0 m. Condição de ressaca, desaconselhável à navegação de pequenas e médias embarcações. Essa condição adversa é favorecida pela intensificação de um ciclone extratropical no Sul do Brasil.
Além do vento forte e ressaca há previsão de alagamentos na região costeira de Santa Catarina, entre os dias 25 e 27/03, devido também à influência da maré viva (maré de sizígia).

 Recomenda-se especial atenção para os horários (Tabela 1) e para os locais mais baixos próximos à costa que comumente são afetados por esses fenômenos, como a Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, entre outros.
Os horários mais críticos dos alagamentos coincidem com os picos previstos para a maré astronômica (Tabela 1) e valores de maré real maregrama:

Tabela 1 – Maré astronômica prevista pela Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha (DHN).

índice

Ressalta-se a importância do acompanhamento dos próximos avisos meteorológicos, pois pode haver mudanças no deslocamento do ciclone.

Gilsânia Cruz – Meteorologista – Epagri Ciram

Compartilhe isso:

Leia Mais

STF deve concluir hoje discussão sobre relatoria e validade de delações da JBS
Com prisão domiciliar, Roger Abdelmassih está internado em hospital de Taubaté
Casal é preso suspeito de receber salários de funcionários fantasmas por cinco anos na prefeitura de Luiz Alves
Quinta-feira tem nebulosidade e chance de chuva fraca em parte de SC
Comentário 22–06