STF anula audiência e parte do processo da Operação Parada Obrigatória 1 em Itajaí – Rádio Cidade FM

AO VIVO

STF anula audiência e parte do processo da Operação Parada Obrigatória 1 em Itajaí

21098092O Supremo Tribunal Federal (STF) atendeu a um recurso apresentado pela defesa do ex-vereador José Alvercino Ferreira (PP) e anulou as audiências daOperação Parada Obrigatória 1, que ocorreram em julho no fórum de Itajaí. O motivo da anulação foi o fato de Zé e o filho, Jefferson Ferreira, terem sido interrogados usando algemas.

Antes das audiências a defesa chegou a pedir oficialmente que os réus fossem dispensados de usar algemas e uniforme de presidiário _ o que não foi aceito pela Justiça. Questionada pelo STF,  a juíza substituta Cristine Mattos, que comandou as audiências, afirmou, em documento, que tanto o uso do uniforme quanto das algemas é legal. A Procuradoria Geral da República também se posicionou afirmando que não houve ilegalidade.

O entendimento dos ministros, no entanto, foi outro.

Na decisão o relator, ministro Marco Aurélio Mello, desconsidera a exigência do uniforme. Mas afirma que não havia justificativa para o uso de algemas:  ¿A utilização impõe que haja resistência ou fundado receio, devidamente motivados pelas circunstâncias, de fuga ou de perigo à integridade física do envolvido ou de outras pessoas, não verificados na espécie (no caso)¿.

Processo

Além das audiências, em que foram ouvidas mais de 50 testemunhas, a decisão cancela todas as fases do processo que ocorreram depois: exames grafológicos e depoimentos por carta precatória, colhidos fora de Itajaí.

A Operação Parada Obrigatória 1 investiga a suposta relação do ex-vereador, que é ex-coordenador de trânsito de Itajaí, com a empresa Trana, que instalou radares na cidade.

Oficial

Até terça-feira à tarde a 8ª Promotoria de Justiça de Itajaí, responsável pela Operação Parada Obrigatória 1, ainda não havia sido informada sobre a decisão do STF. A juíza Cristine Mattos não está mais à frente da 1ª Vara Criminal.

Compartilhe isso:

Leia Mais

Chuva, temperatura e mar: veja a previsão do tempo para o fim do verão e início do outono em SC
Carne Fraca: PF diz que propina abastecia PMDB e PP
Prefeitura de Porto Belo convoca novos servidores aprovados em seletivos
Presos na Operação F7 atuavam em empresa de software de Rio do Sul
Semana começa com tempo instável na maioria das regiões de SC