Temer diz que ministros que se tornarem réus serão afastados e nega 'blindagem' em relação a Lava Jato – Rádio Cidade FM

OUÇA AGORA! VEJA AGORA!

Temer diz que ministros que se tornarem réus serão afastados e nega ‘blindagem’ em relação a Lava Jato

O presidente Michel Temer disse nesta segunda-feira (13) que não há, pelo governo, uma tentantiva de ‘blindagem’ em relação a Lava Jato e disse que ministros denunciados no âmbito da operação serão afastados provisoriamente dos cargos e ministros que se tornem réus serão afastados em definitivo.

— Quero anunciar em caráter definitivo e talvez pela enésima vez que o governo jamais poderá interferir nessa matéria, da Lava Jato, que corre pela Polícia Federal, Ministério Público e Judiciário. […] Minha afirmação é que se houver denúncia que significa um conjunto de provas que eventualmente possa conduzir ao seu acolhimento, o ministro que estiver denunciado será afastado provisoriamente, então depois se acolhida a denúncia e aí sim a pessoa, no caso o ministro, se transformar em réu, o afastamento é definitivo. O governo não quer blindar e não vai blindar ninguém e não vai aceitar que a simples menção inauguradora de um inquérito vá incriminá-lo em definitivo. Volto a dizer e enfatizar que não há nenhuma tentativa de blindagem. Se alguém se converter em réu será afastado.

A fala do presidente é uma resposta às críticas que vem recebendo por ter nomeado Moreira Franco, citado em delações da Lava Jato, à Secretaria Geral de Governo.

Para os críticos, a nomeação seria uma manobra para dar a Moreira Franco foro privilegiado. A nomeação tem sido alvo de ações na Justiça que suspendiam a posse mas foram derrubadas em instâncias superiores.

Nesta segunda-feira o ministro do STF, Celso de Mello, deve decidir pela legalidade ou não da posse. O ministro é relator de dois mandados de segurança que pedem a suspensão da nomeação.

Na sexta, ele pediu ao governo federal explicações sobre a nomeação. O documento foi enviado pelo presidente. Na manifestação, ele nega ‘má-intenção’ ao nomear Moreira Franco.

Compartilhe isso:

Leia Mais

Terça-feira tem sol e tempo seco em SC
Duas pessoas ficam feridas ao tentarem desencalhar baleia por conta própria
Polícia Federal faz busca em gabinete do irmão de Geddel
Criminosos invadem Banco do Brasil de Tijucas, mas fogem sem levar valores
Semana começa com tempo mais firme e temperaturas amenas em SC