Transferência de haitianos em estado grave para ala de queimados é incerta – Rádio Cidade FM

AO VIVO

Transferência de haitianos em estado grave para ala de queimados é incerta

nivel1_RX5ND9TXHá uma semana, dois imigrantes haitianos, de 26 e 29 anos, ficaram gravemente feridos após uma explosão em uma máquina de perfuração em Itajaí. Internados na UTI do Hospital Marieta Konder com queimaduras em cerca de 90% do corpo, de 1º e 2º grau, eles precisam de atendimento especializado em ala de queimados.

De acordo com a comissão de Direitos Humanos da OAB/SC, não há leitos no estado para transferência. “Não há vagas disponíveis. Agora é só um processo de ajuste para o estado disponibilizar vagas e então eles serem encaminhados e com isso tenha melhora de tratamento”, disse Jamila Jakubowsky Garcia, presidente da comissão.

Já segundo a Secretaria de Saúde, os dois permanecem internados na UTI do Hospital Marieta por questões meramente clínicas. O órgão diz que eles são monitorados pela área de regulação do estado, responsável por encontrar as vagas nas alas de queimados.

Ainda conforme a Secretaria, assim que eles tiverem condições clínicas, serão transferidos o ‘mais breve possível’.

“Na UTI estão sendo muito bem atendidos, mas não têm todo o aparato necessário para tratar uma situação tão grave quanto eles se encontram”, complementou Jamila.

Autorização de familiares
No último sábado (16), o hospital informou ao G1 que o procedimento de transferência dependia da autorização de familiares, mas que eles não tinham sido encontrados até então.

Na quarta (20), o Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Itajaí (CDHI) informou que os familiares das vítimas foram encontrados e que a mulher de um deles já estaria visitando o hospital. Entretanto, a transferência não foi realizada.

Em nota, o hospital disse que a equipe médica tem se esforçado para garantir o melhor atendimento aos pacientes.

Acidente
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Itajaí, o caso ocorreu às 16h da última quarta (13) em uma empresa no bairro Salseiros. Quando o Corpo de Bombeiros chegou ao local, as vítimas caminharam em direção aos socorristas, um deles nu e o outro de roupas íntimas. Os dois estavam conscientes.

Os bombeiros realizaram perícia na empresa e no maquinário na quinta-feira (14). Conforme a corporação à RBS TV, o laudo deve ser divulgado em três semanas.

A empresa Rode Removedora Resíduos, que realiza reciclagem de óleo, informou à RBS TV está dando todo o apoio necessário para as famílias, inclusive trazendo o irmão de um deles do Chile para o Brasil.

Compartilhe isso:

Leia Mais

Chuva, temperatura e mar: veja a previsão do tempo para o fim do verão e início do outono em SC
Carne Fraca: PF diz que propina abastecia PMDB e PP
Prefeitura de Porto Belo convoca novos servidores aprovados em seletivos
Presos na Operação F7 atuavam em empresa de software de Rio do Sul
Semana começa com tempo instável na maioria das regiões de SC