Transferência de haitianos em estado grave para ala de queimados é incerta – Rádio Cidade FM

OUÇA AGORA! VEJA AGORA!

Transferência de haitianos em estado grave para ala de queimados é incerta

nivel1_RX5ND9TXHá uma semana, dois imigrantes haitianos, de 26 e 29 anos, ficaram gravemente feridos após uma explosão em uma máquina de perfuração em Itajaí. Internados na UTI do Hospital Marieta Konder com queimaduras em cerca de 90% do corpo, de 1º e 2º grau, eles precisam de atendimento especializado em ala de queimados.

De acordo com a comissão de Direitos Humanos da OAB/SC, não há leitos no estado para transferência. “Não há vagas disponíveis. Agora é só um processo de ajuste para o estado disponibilizar vagas e então eles serem encaminhados e com isso tenha melhora de tratamento”, disse Jamila Jakubowsky Garcia, presidente da comissão.

Já segundo a Secretaria de Saúde, os dois permanecem internados na UTI do Hospital Marieta por questões meramente clínicas. O órgão diz que eles são monitorados pela área de regulação do estado, responsável por encontrar as vagas nas alas de queimados.

Ainda conforme a Secretaria, assim que eles tiverem condições clínicas, serão transferidos o ‘mais breve possível’.

“Na UTI estão sendo muito bem atendidos, mas não têm todo o aparato necessário para tratar uma situação tão grave quanto eles se encontram”, complementou Jamila.

Autorização de familiares
No último sábado (16), o hospital informou ao G1 que o procedimento de transferência dependia da autorização de familiares, mas que eles não tinham sido encontrados até então.

Na quarta (20), o Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Itajaí (CDHI) informou que os familiares das vítimas foram encontrados e que a mulher de um deles já estaria visitando o hospital. Entretanto, a transferência não foi realizada.

Em nota, o hospital disse que a equipe médica tem se esforçado para garantir o melhor atendimento aos pacientes.

Acidente
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Itajaí, o caso ocorreu às 16h da última quarta (13) em uma empresa no bairro Salseiros. Quando o Corpo de Bombeiros chegou ao local, as vítimas caminharam em direção aos socorristas, um deles nu e o outro de roupas íntimas. Os dois estavam conscientes.

Os bombeiros realizaram perícia na empresa e no maquinário na quinta-feira (14). Conforme a corporação à RBS TV, o laudo deve ser divulgado em três semanas.

A empresa Rode Removedora Resíduos, que realiza reciclagem de óleo, informou à RBS TV está dando todo o apoio necessário para as famílias, inclusive trazendo o irmão de um deles do Chile para o Brasil.

Compartilhe isso:

Leia Mais

Público faz campanha para Evaristo Costa ficar na TV, e Globo tenta reverter a decisão do âncora
Governo decide aumentar imposto sobre combustíveis
Sem verba, Força Nacional pode perder 66% do efetivo
Balneário Camboriú completa 53 anos com casamento coletivo; veja programação de aniversário
Frio começa a perder intensidade, mas SC ainda registra temperaturas negativas