'Últimos 3 dias foram terríveis', diz argentino encontrado à deriva em SC – Rádio Cidade FM

AO VIVO

‘Últimos 3 dias foram terríveis’, diz argentino encontrado à deriva em SC

taipan_Oi8FmQpDepois de nove dias à deriva no mar, o tripulante do veleiro localizado em Florianópolis na sexta-feira (22) afirmou ao Bom Dia Santa Catarina desta segunda-feira (25) que manter a calma foi fundamental neste período para sua sobrevivência. Apesar do susto, Carlos Marcelo Klain planeja voltar ao mar.

O barco, de nome Taipan, saiu de Florianópolis em 9 de julho e deveria chegar a La Plata, na Argentina, no dia 14. Como não chegou ao destino, o proprietário da embarcação, Cristian Ernesto Bratulich, estranhou a situação e pediu ajuda. As buscas começaram em 16 de julho.

O velejador é argentino e há três anos vive em Parati, no Litoral do Rio de Janeiro, onde embarcou em direção à Argentina para devolver o barco ao proprietário e amigo. O veleiro foi atigido por um raio ainda no litoral brasileiro.

“Muitas coisas foram queimadas, como o sistema de comunicação. Além disso, queimou a parte elétrica do motor, fiquei sem piloto automático. A partir da noite de 13 de julho fiquei somente com as velas”, disse Klain.

Ele acabou ficando nove dias no mar sem comunicação, longe da costa e sem sinal de celular. O dono da embarcação acionou as Marinhas do Brasil, Argentina e Uruguai. Apesar desta força-tarefa, as buscas duraram sete dias.

Carlos usou os ventos a seu favor e voltou para o Litoral catarinense, onde foi encontrado pela Capitania dos Portos. “Estive nove dias no mar e estes últimos três dias foram terríveis, nasci novamente”, afirmou.

Agora, o barco ficará em Florianópolis alguns meses para passar por um conserto. Enquanto isso, o velejador retorna ao Rio de Janeiro. Apesar do susto, ele pretende fazer a viagem à Argentina assim que o barco estiver pronto. “Em setembro ou outubro pegarei o barco no Iate Clube de Santa Catarina e o levarei ao seu dono”, planejou.

Compartilhe isso:

Leia Mais

Chuva, temperatura e mar: veja a previsão do tempo para o fim do verão e início do outono em SC
Carne Fraca: PF diz que propina abastecia PMDB e PP
Prefeitura de Porto Belo convoca novos servidores aprovados em seletivos
Presos na Operação F7 atuavam em empresa de software de Rio do Sul
Semana começa com tempo instável na maioria das regiões de SC