Um mês antes do previsto, baleias- francas chegam ao Litoral catarinense – Rádio Cidade FM

AO VIVO

Um mês antes do previsto, baleias- francas chegam ao Litoral catarinense

Embora as baleias-francas devam chegar a Santa Catarina só na segunda quinzena de julho, algumas já estão sendo vistas desde o início de junho na praia de Itapirubá Sul, em Imbituba, na região Sul do estado. Com isso, o monitoramento da espécie já começou a ser feito por biólogos e voluntários.

De acordo com o Projeto Baleia Franca, uma média de 113 animais veio a Santa Catarina e ao Rio Grande do Sul nos últimos anos. A maioria é de fêmeas grávidas e se aproxima da costa em busca de águas quentes e enseadas protegidas para o nascimento dos filhotes.

Presença catalogada
Os machos também podem aparecer, para o acasalamento, vindos da Antártica, onde se alimentam e acumulam energia em forma de gordura para a jornada rumo à América do Sul, afirmam os estudiosos.

Com o monitoramento, os biólogos do projeto quantificam a presença da espécie no litoral brasileiro e buscam compreender seu comportamento. Segundo o projeto, atualmente, o Catálogo Brasileiro de Fotoidentificação das Baleias-Francas tem cerca de 800 baleias registradas.

mae_e_filhote_-_foto_carolina_bezamat

Compartilhe isso:

Leia Mais

Chuva, temperatura e mar: veja a previsão do tempo para o fim do verão e início do outono em SC
Carne Fraca: PF diz que propina abastecia PMDB e PP
Prefeitura de Porto Belo convoca novos servidores aprovados em seletivos
Presos na Operação F7 atuavam em empresa de software de Rio do Sul
Semana começa com tempo instável na maioria das regiões de SC