Um mês antes do previsto, baleias- francas chegam ao Litoral catarinense – Rádio Cidade FM

OUÇA AGORA! VEJA AGORA!

Um mês antes do previsto, baleias- francas chegam ao Litoral catarinense

Embora as baleias-francas devam chegar a Santa Catarina só na segunda quinzena de julho, algumas já estão sendo vistas desde o início de junho na praia de Itapirubá Sul, em Imbituba, na região Sul do estado. Com isso, o monitoramento da espécie já começou a ser feito por biólogos e voluntários.

De acordo com o Projeto Baleia Franca, uma média de 113 animais veio a Santa Catarina e ao Rio Grande do Sul nos últimos anos. A maioria é de fêmeas grávidas e se aproxima da costa em busca de águas quentes e enseadas protegidas para o nascimento dos filhotes.

Presença catalogada
Os machos também podem aparecer, para o acasalamento, vindos da Antártica, onde se alimentam e acumulam energia em forma de gordura para a jornada rumo à América do Sul, afirmam os estudiosos.

Com o monitoramento, os biólogos do projeto quantificam a presença da espécie no litoral brasileiro e buscam compreender seu comportamento. Segundo o projeto, atualmente, o Catálogo Brasileiro de Fotoidentificação das Baleias-Francas tem cerca de 800 baleias registradas.

mae_e_filhote_-_foto_carolina_bezamat

Compartilhe isso:

Leia Mais

Falta de controle de mosquito e mau atendimento são causas de epidemia de Chikungunya no Ceará
Ciclista morre durante evento em Blumenau
Prefeitura decreta luto oficial após morte de mãe e três filhos na BR-280
Tempo instável continua predominando em SC no início da semana
Gilmar defende que plenário do STF dê a última palavra sobre delações