Veja a condição climática para o inverno em SC – Rádio Cidade FM

OUÇA AGORA! VEJA AGORA!

Veja a condição climática para o inverno em SC

Junho, Julho e Agosto de 2016

invernoNo trimestre, a previsão é de chuva próxima a acima da média para Santa Catarina, sendo os valores acima da média mais prováveis de ocorrer no mês de julho e principalmente em agosto.

Junho deve ser o menos chuvoso dos meses de inverno, no entanto poucos episódios de chuva pode alcançar o total esperado. Nesse mês, a chuva deve continuar ocorrendo de forma irregular, com maiores períodos de dias sem chuva e mais ensolarados.

Destaque: Eventos de chuva intensa, em curto espaço de tempo, podem ocorrer em qualquer época do ano. Por isso, ressalta-se a importância doacompanhamentodiáriodaprevisãodotempo.

Climatologia (o que se espera para época do ano):

No mês de junho, os valores esperados de chuva variam de 110 a 170 mm em média do Oeste ao Planalto e, 70 a 130 mm nas demais regiões.  Os meses de junho e julho são bem parecidos em relação a média climatológica de 80 a 140 mm do Planalto ao Litoral e, de 130 a 170 mm no Oeste e Meio Oeste, sendo o mês de junho um pouco menos chuvoso em relação a julho.

Aschuvassãopreferencialmentecausadaspelainfluênciadefrentesfrias,sistemasdebaixapressãoevórticesciclônicos.TambéméaépocadeatuaçãofrequentedosciclonesextratropicaispróximosaoLitoral,queoferecemperigoàsembarcações,comventosfortesemaragitado, quemuitasvezesresultamemressaca.

Em relação à temperatura a previsão é de valores próximos à média climatológica, no trimestre. Nos meses de inverno podem ocorrer veranicos, porém o mais comum são as atuações de massas de ar frio de origem polar. Estas massas devem ser frequentes e mais intensas, típicas do Sul do Brasil.

São caraterísticas do inverno: nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade, geada ampla e episódios de neve nas áreas mais altas do Estado.

ATemperatura da Superfície do Mar(TSM):

O monitoramento das condições oceânicas indica a persistência de anomalias positivas de TSM (Temperatura da Superfície do Mar) no Oceano Pacífico Equatorial cada vez menores, com tendência a configuração de neutralidade por dois meses seguidos (meses de inverno) e configuração de La Niña no final da estação mais fria do ano e, início da primavera.

11111

Figura 1 – Anomalia da TSM nosoceanosAtlânticoePacifico,em abril de2016.

222222

Figura 2 – Anomalia da TSM nooceano Atlântico e Pacificoentre 22 e 29/05/2016.

AEpagri/Ciramrecomendaopermanenteacompanhamentodosboletinseinformaçõesdisponibilizadosnestesite.

Elaboraçãodoboletim: Marcelo Martins e Gilsânia Cruz(Meteorologistas)

Previsão do Fórum Climático: EPAGRI/CIRAM, IFSC, RBS e AGF.

Compartilhe isso:

Leia Mais

Terça-feira tem sol e tempo seco em SC
Duas pessoas ficam feridas ao tentarem desencalhar baleia por conta própria
Polícia Federal faz busca em gabinete do irmão de Geddel
Criminosos invadem Banco do Brasil de Tijucas, mas fogem sem levar valores
Semana começa com tempo mais firme e temperaturas amenas em SC